O Eleito

terça-feira, dezembro 13, 2005

Mário Soares Na UNL

Teve lugar hoje a última conferência sobre Presidenciais no auditório da Reitoria da Nova. O convidado de hoje dispensa apresentações: dr. Mário Soares. Dispensaram-lhe foi, de novo, as entusiásticas palmas ao início e mesmo ao fim, substituídas por umas palminhas, provocadas (penso eu, com a minha mania das conspirações) por algum dos comitivas que estavam estrategicamente espalhados pelo auditório (isto não é conspiração, é mesmo verdade).
O debate foi muito bom. Soares é, realmente, um mestre a seduzir e a cativar. A forma de falar, de olhar a audiência, de mandar piadas e de fazer as pessoas sentirem-se em casa levou-o a ter de se confrontar com algumas perguntas mais incómodas. Além de lhe terem relembrado o recambolesco episódio da sua tentativa de eleição para Presidente do PE, por oposição ao prestígio internacional que disse gozar, ainda lhe apareceu um malandro de Gestão a perguntar porque é que o dr. achava que havia privatizações a mais, visto "o Estado possuir uma espécie de toque de Midas ao contrário: o que toca...estraga", bastando para isso dar uma olhadela "aos manuais" ou, mais simples ainda, "aos jornais". Ipsis verbis.
Não resistindo a começar com uma piada, o dr. Soares disse que esse estudante andava a aprender coisas muito neo-liberais. Notou-se, como sempre se nota, o tom pejorativo implícito no elogio. Depois começou, como já se viu nos telejornais (deu para tema de abertura em todos!!) a falar da CGD. Erro do questionante, que se esqueceu de referir os exemplos flagrantes da CP e da Galp, que iriam ancorar a discussão à volta do que realmente interessava.
Seja como for, fiquei a saber que sou neo-liberal. Já valeu a pena.
Tiago Alves

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e a modéstia do questionante chega a comover. como dizia o outro "sábios eramos quinze, mas fisico-químicos, fisico-químicos, só havia um que a minha modéstia me impede de referir o nome"
(mombassa.kid@gmail.com)

11:29 da tarde  
Blogger Salvador said...

o estudante de gestão eras tu?

1:01 da manhã  
Blogger Salvador said...

:) ah seu neo-liberal...

sabes como eu resumo as minhas ideias à minha família de forma simples?

digo-lhes: "quando o Louçã e o Jerónimos estiverem a falar de uns neo-liberais muito mauzinhos... sou eu!"

3:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger