O Eleito

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Respostas Para As Perguntas Sem Resposta

Escreve José Raposo uns posts abaixo:

"(...)O professor apresenta-se limpo de um passado com contestação social e até pode citar Jacques Delors em como os 10 anos da sua governação foram um "Oásis" ou uma "Califórnia", o problema é que Jacques Delors nunca viveu em Portugal e não foi um dos estudantes, agricultores, policias ou simplesmente cidadãos comuns que sentiram nas suas costas as bastonadas em nome da manutenção da ordem do Estado de Direito.(...)"

Nos seus últimos anos de governo, Cavaco foi alvo de muitas manifestações violentas. Houve o buzinão, as manifestações dos estudantes contra as PGA e as propinas, a favor de um sindicato policial ou contra a redução de subsídios à agricultura. A oposição beneficiou disso e chegou ao poder. Todos os governos que lhe seguiram tiveram hipóteses de inverter qualquer uma das suas politícas, no entanto:
- A portagem na ponte 25 de Abril manteve-se, se não estou enganado até já terá aumentado mais do que uma vez.
- Os estudantes do secundário deixaram de ter a Prova Global de Acesso mas passaram a ter de fazer exames nacionais, pelo menos às disciplinas específicas do curso que pretenderem seguir.
- Os estudantes universitários pagam hoje três vezes mais propinas do que pagavam quando Cavaco saiu.
- A agricultura practicamente não existe. Os poucos agricultores que existem continuam a dar-se ao ridículo de pedir subsídios seja qual fôr o resultado das colheitas.
Apesar de tudo continuar igual, ou pior, para aqueles que se manifestavam, as manifestações pararam. Os irmão Pinto que organizaram o buzinão na ponte foram condenados a 15 anos de prisão por trâfico de droga estando portanto perdoados por não continuarem a sua luta. E os outros? Onde estão os outros? Será que se convenceram que afinal as decisões de Cavaco Silva eram boas?
Pois é meu caro José Raposo, todas as políticas ditas de direita de Cavaco foram continuadas pelos governos seguintes ou até acentuadas.

2 Comments:

Blogger David Afonso said...

É claro que esses acontecimentos aceleraram o processo de decadência do governo PSD, mas o facto mais decisivo foi a fuga de Cavaco para o salto falhado das presidenciais. O homem preferiu trair as expectativas de quem confiou nele nessa altura, deixando o governo nas mãos de um infeliz incapaz.
Já agora, 2 correcções: não existe uma correlação entre o fim da PGA e os exames nacionais e olhe que sempre existe agricultura portuguesa que, não sendo comparável à espanhola, se tem vindo a especializar em sectores muito específicos e produtivos: vinho, azeite, castanha, amêndoa, alfarroba, para além da produção de carne de qualidade, fumeiro e leite mais seus derivados. Eles existem, senhores, e não são apenas uma corja de subsidiários. Um pouco mais de respeito, sff.

1:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

...é caso para dizer:
- O homem era um génio, um visionário!!
Os milhares que participaram em manifestações ORDEIRAS ( porque a violência nessas mesmas manifestações foi sempre feita pelas brutais cargas policiais) é que eram umas bestas!...

11:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger