O Ilusionismo
Como escreveu Vicente Jorge Silva no Diário de Notícias de quarta-feira, o país no domingo prepara-se para plebiscitar uma ilusão. Já ao contrário do que escreveu Vasco Graça Moura no mesmo dia, no mesmo jornal, mas na página ao lado, a vitória de Cavaco Silva nas eleições presidenciais não significa o fim da crise nacional. Pela simples razão de que se tratará nessa eventualidade da vitória de um dos seus mais ilustres autores.
À míngua do pensamento actual, temos de recorrer ao passado para desmontar a ideia de Graça Moura. As auto-estradas foram óptimas. Tanto que os socialistas que antes as criticavam as continuaram a fazer. As privatizações eram certamente necessárias e indispensáveis, mas foram tremendamente mal feitas. Durante anos pagámos a factura das nacionalizações. E hoje pagamos a factura de algumas dessas privatizações. As privatizações estão para o cavaquismo como a descolonização esteve para o gonçalvismo. Uma boa ideia arruinada pelo método.
No mais tudo o cavaquismo engordou. O clientelismo, a partidarite, a despesa pública, o défice do Estado, o peso do Estado na vida dos cidadãos, o depauperamento da soberania nacional (o poder de mandarmos na nossa vida colectiva), a ineficácia e a inoperância do sistema educativo.
O problema é que estes erros em Cavaco Silva são uma ideologia. Hoje o candidato presidencial concorda com tudo o que permitiu ao Primeiro-Ministro executar essa ideologia. A Constituição, o sistema de governo, os poderes presidenciais. No que quer mexer não pode. Onde pode, não quer. A sua vitória não será o fim da crise mas a consagração do seu clímax.
(publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)
4 Comments:
O senhor da foto parece-me Tom Waits.
Pinoy Tambayan
Pinoy Tv channel
Pinoy Tv Replay
Channel Video bbc online US
viagra gold shop
Valium name
Pinoytv work
If you want to try vaping but you don’t know where to begin, then a smok starter kit is most likely what you need.
Enviar um comentário
<< Home