O Eleito

quinta-feira, janeiro 19, 2006

A Verdade Numa Campanha Eleitoral

Não concordo que a campanha tenha sido pobre de ideias, má ou inútil. Todas as campanhas são assim. O objectivo dos políticos, (seja qual for o cargo a que se candidatam), que pretendem ou esperam ser efectivamente eleitos, é ganhar as eleições. Não é um exercício de cidadania, não é altruísmo cívico, não é para despertar consciências ou propor ideias novas para problemas velhos. É ganhar. Ter mais um voto que o adversário. Nem mais nem menos.

Por isso, o que os candidatos dizem ou fazem, é sempre com um olho na burra e outro nas sondagens. Não podem mentir é certo, mas há muitas maneiras de não dizer a verdade. Porque a verdade custa votos, e quanto maiores os problemas do país, mais terríveis são as verdades e consequentemente maior é o possível prejuízo nas urnas.

Todas as pessoas se queixam dos políticos que à última da hora desatam a fazer inaugurações. Eu também me queixo. Mas eu queixo-me é das pessoas que lhes dão valor por isso. E por isso é que eles desatam à última da hora a fazer inaugurações. No dia em que um candidato for penalizado nas urnas por esse tipo de comportamento, eu garanto que nunca mais vamos assitir a inauguração à pressa.

A verdade é que a verdade numa campanha eleitoral só podia ser possível se as pessoas a quisessem ouvir. Ou melhor, se a conseguissem ouvir. E não conseguem.

2 Comments:

Blogger Biranta said...

Estou em total desacordo com "a moral" deste post.
Só a verdade nos pode salvar e, ao contrário do que se afirma, quanto maiores são os problemas do País, mais importante é a verdade... que não é nada terrível, pelo contrário: pode salvar-nos, a todos, permitir resolver os nossos magnos problemas. Só as ´"verdades", pérfidas, de quem acha que o mundo lhe pertence, que vive, acomodado, à custa dos outros, se acha com mais direitos do que os restantes cidadãos e não sabe como resolver os problemas, nem quer saber, porque é isso (o facto de viver numa sociedade atrofiada por problemas que não o atingem) que faz se sentir importante, só esses, dizia, é que "adoptam" e impõem aos outros uma "verdade" terrível... para os outros, que não para si próprios...
Políticos que mentem, ou enganam, em campanha, deviam ser "exterminados", porque são a nhegação de si mesmos. É uma boa ideia essa de "serem penalizados" pelos votos. Por isso eu adopto e defendo a abstenção...
Político é para "tratar" da "coisa pública", em benefício de todos. Essa verdade é muito simples e todos querem, ouvie. Mais! Todos querem ver aplicada!

12:31 da tarde  
Blogger David Afonso said...

Ó Mário, isso tudo é para desculpar o seu candidato?

2:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger