O Eleito

domingo, janeiro 22, 2006

A Preguiça

Confesso que sou sempre um potencial abstencionista. Eu faço parte daquela franja dos eleitores que se achar que o candidato que apoia vai ganhar fica em casa.

O 25 de Abril já foi há muito tempo e a história de que antigamente não se podia votar não me seduz nada. Compreendo que quem tem mais de 45 anos se lembre bem e que a memória do passado o empurre para as urnas. Mas para mim, e penso não ser o único, votar é um direito natural. Quando cheguei já cá estava.

Escrevo isto para lembrar que a abstenção não é só descontentes e revoltados. Também lá tem muitos preguiçosos e comodistas.

2 Comments:

Blogger Biranta said...

E o que é que "isso" adianta para a legitimidade dos eleitos? A única coisa que demonstra é a sua (deles) incapacidade para "MOBILIZAREM". É a negação da sua capacidade de liderança. Este post é um completo sofisma. É um absurdo. Nas actuais circunstâncias que o País vive, eu posso garantir que, se algum dos candidatos fosse "a pessoa certa", a esmagadora maioria das pessoas se mobilizaria para votar... Até porque se o meu amigo está bem acomodado, na vida, e se pode dar ao luxo de "ser preguiçoso", a esmagadora maioria da população vive aflita...
Mas, é claro, em matéria de comodismo e preguiça, cada um fala por si... O que é deplorável e recriminável é que as pessoas façam "falsas" confissões dos seus defeitos, para "terem o direito" de injuriar os outros e de sancionarem ou legitimarem a violação dos princípios, básicos, da DEMOCRACIA. Ninguém tem o direito de se apropriar de representatividade que não lhe é outorgada! Isso é um procedimento nazi e transforma o actual sistema eleitoral numa vigarice... mãe de todas as outras vigarices que comprometem, que destroem, a dignidade da nossa vida colectiva.
Vote, se quiser, não vota, se não quiser, mas não se arvore em "exemplo ilustrativo", em "representante" de quem quer que seja, porque ninguém o elegeu para tal...

11:27 da manhã  
Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Arrisco mesmo que a maior fatia percentual da abstenção é de preguiçosos. A julgar pela sondagem oral que tenho feito.

12:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger