O Eleito

sábado, dezembro 31, 2005

Jaz Morta E Aprodece

A rejeição das candidaturas de cidadãos independentes cheira a esturro.
Esta rejeição, motivada por "Falta de certificados de eleitor", documento emitido pelas Juntas de Freguesias, traz-nos à memória o pior da 1ª república, onde as juntas de freguesia só emitiam atestados de residência (Documento necessário para o recenseamento eleitoral) a quem pertencesse ao partido que a controlava.
Nunca nesta 3ª Republica, um cidadão não comprometido com o Polvo Partidário, conseguiu que ver uma candidatura sua aceite pelo Tribunal Constitucional.

É estranho.
É imoral.
É uma farsa.
E poderá muito bem vir a ser letal

Pobre República que Jaz morta e apodrece.



Publicado também no "Nova Floresta"

2 Comments:

Blogger Biranta said...

É preocupante, de facto!
Primeiro porque, com a falta de idoneidade nas instituições que temos, a primeira coisa que nos ocorre é que seja premeditado, ou, no mínimo, discriminatório (critério arbitrário e infundado, porque os visados não têm como se defender, falta-lhes o apoio das máquinas partidárias);
segundo porque não deixa de ser "um aviso à nevegação", para inibir candidaturas de fora do sistema e manter o monopólio dos partidos.
Embora nenhuma das candidaturas apresentadas me suscitasse interesse ou merecesse apoio, estes "desvios" das regras democráticas são, sempre, preocupantes, porque pretendem bloquear os caminhos para "ir em frente".

10:13 da manhã  
Blogger Luís Bonifácio said...

Confesso que nem sequer sei o que pretendiam as candidaturas independentes, mas para o caso não interessa.

De acordo com a constituição, para se candidatar a presidente é necessário apenas ter mais de 35 anos. Presume-se que também seja necessário saber ler, escrever e contar, ter votado sempre nas presidenciais e ter mais de 7500 assinaturas.
Acho que não está escrito em lado nenhum, que se tem de pertencer a um partido político. Mas lá que parece estar, parece.

11:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger