O Eleito

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Uma Ideologia De Tipo Novo

Se Cavaco Silva vencer as eleições presidenciais, como neste momento tudo indica, Portugal será o berço de uma nova ideologia: o socialismo presidencial. Moderado, como o autor. Atraente, como as boas vacuidades. Perigoso, como todos os socialismos.

Veja-se só a lógica. Por cada problema que o Professor detectar, sugere-se aos desleixados socialistas no poder mais um lugarzinho de Secretário de Estado. Para fazer assim de uma espécie de oficial de ligação. De ajudante de campo.

As reuniões das quintas-feiras em Belém poderão transformar-se no paraíso dos burocratas e no Olimpo da despesa pública. Cada vez que Sócrates entrar no Palácio, filas de mangas de alpaca estarão dependurados nos beirais, esperando em ânsias o fumo branco.

Para os que defendem o presidencialismo, este estilo, que não passa inconsequentemente disso, é um fartote. Para a oposição, este estilo será um maná para os dispensar de a fazer. Para o Governo, este estilo será um descanso, porque precisa de álibis como de pão para a boca.

Eu sei que é preciso uma certa lata, mas ainda assim atrevo-me a desejar aos leitores um excelente Ano de 2006.

(publicado na edição de hoje do Democracia Liberal)

1 Comments:

Blogger Biranta said...

É preciso "lata", ou é preciso convicção...
O ano de 2006 pode muito bem vir a saer aquilo que nós "conseguirmos"...

7:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger