O Eleito

terça-feira, dezembro 27, 2005

Sobre As Campanhas

"A questão é quem a deve pagar. Todos nós, é a resposta correcta. Todos beneficiamos com a democracia. Mas seria necessário ser essencialmente através de impostos? A nova lei tornou muito mais restritiva a participação de cidadãos e empresas no financiamento das campanhas eleitorais e dos partidos.

"A democracia beneficia todos. Assim sendo, é incompreensível que cidadãos e empresas estejam limitados a contribuir para campanhas eleitorais - na prática, para a realização de actos eleitorais.

Helena Garrido, no editorial do DN
----------------------------------------------------
No dia em que são revelados os valores envolvidos na campanha Presidencial, alguém vem para praça pública defender que o Estado deve subsidiar as campanhas. Não é incorrecto. Todos beneficiamos com a democracia, é verdade.

Mas isto é incompreensível para o cidadão português comum que, entre outras características (ser do Benfica ou gostar de bacalhau), fica em casa no Domingo das eleições. Não é simples? Como é que se pode explicar a uma população que não exerce o seu papel na democracia, que muitas vezes não acredita nela e nos seus protagonistas ("isto só com 30 Salazares!!"), que deve ser ela a pagar as campanhas dos candidatos e dos partidos ("aqueles malandros, sempre a encher o ** deles!!")?

A lei de financiamento das campanhas talvez tenha sido um passo atrás. Estabelecer tectos máximos, impedir financiamentos alheios, etc. são desincentivos à guerra democrática. E ela é salutar. Além disso, de quem é a maior parte do dinheiro? Não é de todos. É dos partidos. É das quotas dos partidos e de donativos particulares de alguém maior e com plena capacidade jurídica, a quem não pode ser negada a intenção de dar dinheiro a alguém. Se esses donativos obrigarem a contrapartidas lesivas para todos nós, aí sim, firmeza e dureza. Mas se não, deixai-os andar. E preocupai-vos mais em credibilizar a democracia e a política, para que os Domingos de eleições se tranformem, de novo, em romarias até às Juntas ou até às escolas, para colocar a cruzinha.
Tiago Alves

1 Comments:

Blogger Biranta said...

Quero o meu dinheiro de volta!!!

6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger