O Eleito

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Competências

Cavaco Silva percebe de economia. Se percebe muito ou se é apenas “razoável” não interessa. Concordemos apenas neste ponto : Cavaco Silva percebe de economia.

Assim, a minha pergunta é :

Mário Soares percebe de quê ?
Manuel Alegre percebe de quê ?

(não vale responder com poesia, cidadania global, membros do partido popular europeu e água)

4 Comments:

Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Cavaco só percebe de Economia. Já Soares não se sabe bem do que é que percebe, uma vez que dispersa a sua inteligência por várias áreas - é certo, sem o nível de profundidade que Cavaco tem na área económica. Mas, ainda assim, penso que o perfil de Soares se encaixa mais no cargo de Presidente - embora não vote Soares, mas Alegre.

Já que se fala em formação, convém não esquecer que Soares tem, ao contrário de Cavaco, duas licenciaturas: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1942-1951 (licenciatura em Histórico-Filosóficas); Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 1952-1957 (licenciatura em Direito). E não é toda a gente que as tem.

10:37 da manhã  
Blogger David Afonso said...

Cavaco quer ser o ministro da economia de Sócrates?!!!

11:29 da manhã  
Blogger Biranta said...

A meu ver, este post devia começar assim: "Diz-se que...", ou, em alternativa: "segundo os próprios..."
Isto porque eu não concordo que Cavaco perceba de economia. Ou, em alternativa, não concordo que o que Cavaco percebe de economia (tal como um merceeiro percebe das suas contas) possa ser útil ao país. Mas também não é isso que ele diz! O que ele diz é: "sei (sabe ele) que Portugal pode vencer". Eu também sei que Portugal pode vencer... o que eu duvido é que Cavaco na Presidência possa ajudar. A meu ver só dificulta, porque a sua maneira de proceder o exclui, pelo menos no cargo de Presidente, do caminho da vitória... para Portugal.
Quanto a Mário Soares a questão é mesmo se Portugal pode vencer ou se é ele que vence Portugal. Reparem que a sua Mensagem é: "sempre presente!". Para se apropriar de tudo, diria eu. Assim do estilo: "eles comem tudo...". Não tenho dúvidas de que, com Soares, não sobra nada... nem auto-estima!
Alegre personifica as minhas frustrações, porque não acredito que tenha "estofo" para cumprir o que promete. Acho mesmo que nem sequer tem ideia de como isso se pode fazer. Portanto ficamo-nos pelas "boas-intenções". Não tendo desempenhado cargos de relevância que possam abonar ou desabonar dele, ficamo-nos pelas nossas percepções. Digamos que o seu comportamento, nos cargos que tem desempenhado, não abonam a seu favor, em tarefa tão árdua. Mas a questão principal é que só será possível introduzir as transformações necessárias com um forte apoio da maioria da população. Até porque, quando e se, isso vier a acontecer, muita gente "fina" vai ganir, no começo. Há que ter apoios bem alicerçados, na população, para "calar" os rafeiros e inibir os seus actos de sabotagem... Não vejo Alegre com carácter e determinação (clarividência) para levar a cabo tarefa tão complexa...
E pronto! Foi o melhor que se pôde arranjar. Será uma resposta fraquinha, mas é de coração... E cumpriu as "condições": sem poesia, sem cidadania global, sem
membros do partido popular europeu (cruzes canhoto), sem privatização da água... É mesmo só "sentimento". Por isso desculpem qualquer coisinha!

1:12 da tarde  
Blogger Elisiário Figueiredo said...

Quanto a Mário Soares não me diz respeito, não sou apoiante dele, agora quanto a Manuel Alegre sempre lhe posso dizer o seguinte, Manuel Alegre é além de poeta politico, dos mais prestigiados do nosso pais, foi várias vezes vice-presidente da Assembleia da República, é politico e a politica é para os políticos, Cavaco Silva foi durante uma década politico e mau politico e quando digo mau politico refiro-me às politicas económicas erradas que "granjearam" o seu consolado, é considerado, e não só por Cadilhe, como o pai do monstro, foi ele que de uma forma errada encheu este pais de betão em detrimento da formação, e hoje é o que se vê um pais com ordenados baixos e falta de formação, acho que aquela ideia peregrina do Secretário de Estado era uma forma de "espiar" pecados antigos.

5:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger