O Eleito

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Se Todos Os Votantes Contassem...

Passos Perdidos!

Se os votos brancos e nulos contassem, para o cálculo das percentagens atribuídas a cada candidato (como acontece nas legislativas), Cavaco Silva NÃO teria sido eleito à primeira volta!

Teria obtido, apenas, 49,66% dos votos

É caso para dizer que foram "passos perdidos" os dos que interiorizaram os apelos ao voto e foram tentar "marcar posição".
Estes votos não foram considerados para o cálculo das percentagens atribuídas aos candidatos, nem foram "considerados" como abstenção, contribuindo para reduzir esta percentagem (que começa a "incomodar"). Nos resultados oficiais, é como se estes eleitores não existissem...
É caso para dizer: é o cúmulo da vigarice!

2 Comments:

Blogger sermonete said...

então só se fazem essas contas agora?? E há 5 anos?? E há 10???

9:06 da tarde  
Blogger Biranta said...

Meu caro, eu sempre fiz essas contas... Além disso, alterar os critérios só tem influência no futuro, não no passado.
Estas contas destinam-se a ilustrar o quão anti-democrático é o nosso sistema eleitoral e também para se perceber porque razão os "eleitos" mesmo com maiorias absolutas, enfrentam ondas de contestação e descontentamento generalizados. É que as pessoas, apesar de não serem incluídas nas contas eleitorais, não deixam de ser cidadãos, de terem direitos e de os reclamarem...
Afinal estas contas explicam muitas coisas "inexplicáveis, assim como as crises contínuas, a instabilidade e os seus efeitos desastrosos.
Isso é igual para todos os candidatos e para todos os governos... tal como as contas.

9:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger