O Eleito

quinta-feira, novembro 03, 2005

Intendencias

O Presidente da República, Jorge Sampaio, marcou hoje as eleições presidenciais para o dia 22 de Janeiro de 2006, disse hoje à Agência Lusa fonte de Belém. Jorge Sampaio tinha até 23 de Novembro para tomar a decisão, já que a Lei Eleitoral do Presidente da República, revista há pouco tempo, determina que o Chefe de Estado marque a data "com uma antecedência mínima de 60 dias".

De acordo com os prazos fixados pela lei, a campanha eleitoral decorre entre 9 e 20 de Janeiro. A data limite para a entrega das candidaturas, que requerem pelo menos 7.500 assinaturas, é 23 de Dezembro. Com as eleições a 22 de Janeiro, uma eventual segunda volta deverá realizar-se a 12 de Fevereiro, decorridos os 21 dias previstos na lei para que o esc rutínio seja repetido, caso nenhum dos candidatos obtenha mais de metade dos votos à primeira volta. Todos os candidatos às eleições presidenciais foram contactados antes da marcação das eleições, adiantou a fonte de Belém. As últimas presidenciais (que opuseram Jorge Sampaio e Ferreira do Amaral) decorreram a 14 de Janeiro de 2001 e as anteriores (em que Jorge Sampaio foi eleito pela primeira vez, contra Cavaco Silva) também a 14 de Janeiro de 1996.

Até agora anunciaram as suas candidaturas à Presidência da República Cavaco Silva, apoiado pelo PSD, Mário Soares, apoiado pelo PS, Manuel Alegre, um histórico dos socialistas, Jerónimo de Sousa (secretário-geral do PCP) e Francisco Louçã (coordenador do Bloco de Esquerda).

(elementos retirados da Lusa)

Powered by Blogger