O Eleito

quarta-feira, novembro 02, 2005

A Estética Do Regime

Um homem de vez em quando precisa (nem que seja por razões profissionais) de fazer uma pausa da fervorosa ideologia política, até porque existem outras coisas importantes na vida e a vista também se queixa de tantas horas à frente do PC.

Ainda assim já deu para ver que bastou eu desviar o olhar por alguns dias e este blogue de discussão sobre a re(s)pública tornou-se (inadvertidamente, por certo) num blogue de discussão de república vs monarquia.

Confesso que sempre achei interessante o ideal monárquico na medida em que isso representaria um efectivo distanciamento dos partidos porque não é suposto um Rei precisar deles… Afinal deve haver um espaço no orçamento para as despesas da representação de toda a Família Real.

Mas também acho que na maioria das situações os portugueses que acreditam na monarquia o fazem pelas razões erradas. Nos discursos que ouço a república é má porque está cheia de corruptos à procura de poleiro e a monarquia é (ou era) boa apesar de ter caído de podre.

Respeito os colegas bloggers que por aqui têm vindo a colocar as fotos da família real… e a envidar esforços para a união dos reinos da Península através do casamento, mas fico com a impressão que defendem uma espécie de estética monárquica e que em termos políticos se aproximam de uma monarquia que geralmente reconhecemos a D. Afonso Henriques (o Rei…) ao Mestre de Avis, ou a D. João IV e mais recentemente ao paradigma da monarquia constitucional, D. Juan Carlos, porque são grandes estadistas tal como os que a república ocasionalmente produz.

O meu problema reside em todos os outros que rapidamente nos recordaremos não terem sido propriamente “felizes” no seu reinado... sejam eles loucos ou simplesmente desinteressantes ou desinteressados pela vida pública.

Lamento mas continuo a não ver vantagens.

2 Comments:

Blogger Pedro Santos Cardoso said...

José: maiúsculas nas iniciais dos títulos. É que senão é a anarquia estética.
Detesto fazer papel de chato...

11:55 da tarde  
Blogger José Raposo said...

Ok Pedro, vou já tratar disso

1:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger