O Eleito

domingo, dezembro 11, 2005

69.347

Em 1986, na primeira volta Freitas do Amaral obteve um resultado de 46,31 %, com Mário Soares a ficar em segundo com 25,43 %. Quinze dias depois, Mário Soares era eleito com 50,71 %, contra os 48,37 % de Freitas do Amaral. A diferença de votos na segunda volta foi de 138.692, querendo isto dizer que se 69.347 eleitores tivessem votado em sentido contrário, a eleição tinha pendido para Freitas.

Conclusão : Soares foi eleito por apenas 25,43 % de eleitores que efectivamente o queriam para Presidente. Apetece dizer que não foi justo, mas a democracia limpa é assim.

É para estas contas que tanto Manuel Alegre e Mário Soares alinham as suas estratégias. Esperam repetir a congregação de votos da esquerda que no passado derrotou Freitas do Amaral.

Felizmente, as sondagens apontam em sentido contrário. E o que nos dizem é que numa hipotética segunda volta, Cavaco Silva ganha com uma percentagem ainda maior, na medida em que o “toca a reunir” da esquerda não se vai concretizar.

Resta assim a Alegre e Soares a luta pelo segundo lugar. O que não só não é pouco para qualquer um dos dois, como neste momento já é tudo.

4 Comments:

Blogger Biranta said...

Pois é!
Durante as campanhas eleitorais, quem domina são "os donos" das sondagens. Depois, nas urnas, "eles" valem o que valem; cada um vale UM voto (em mais de 8 milhões) e, mesmo com o efeito manipulador e condicionador das sondagens (que existe) os resultados são assim... desconcertantes... frustrantes para os que tanto se esforçam por "condicioná-los".
E se cada cidadão visse respeitada a sua opinião e opção, "a coisa" ainda pioraria. Nem o conluio dos partidos "da oposição" lhes poderia valer. De facto, só a DEMOCRACIA nos pode salvar! Tragédias...

11:35 da manhã  
Blogger Paulo said...

Caro Mário, se Cavaco for à segunda volta perde, independentemente de quem será o seu adversário. Sempre foi assim em Portugal (como o prova o exemplo que deu de Freitas-Soares), e nada leva a crer que isso mudará agora assim de repente. Mais, sempre foi assim em todo o lado; ou acha que em França quando a esquerda votou Chirac o fez por gostar dele?

PS - E se Jorge Sampaio pudesse recandidatar-se, Cavaco voltava a apanhar uma coça das antigas...

12:11 da tarde  
Blogger Mário Almeida said...

Caro Paulo,

O conflito pessoal entre Alegre e Soares parece ter efeitos no sentido de voto.

Além disso, em 1986, Mário Soares acenou a bandeira do fascismo, o que levou os comunistas a engolir um sapo.

Vamos partir do princípio que …

…passa o Mário Soares.
Hoje em dia ninguém levaria a sério a cartada do fascismo e não parece que os comunistas estejam na disposição de engolir outro sapo.
Os apoiantes de Manuel Alegre já demonstraram que não iram votar em Mário Soares.

… passa o Manuel Alegre.
Como é que o PS vai agora apoiar o poeta ? Os apoiantes e Soares irão votar Alegre, depois de tudo o que Soares disse dele (patético, por ex.) ? Como é que ele vai conseguir pedir, sem o pedir, o apoio do PS ?
Neste caso, será mais fácil a Jerónimo pedir aos comunistas, mas a perda de votos do PS será fatal.

P.S. - Repeti várias vezes a palavra ‘parece’, porque obviamente estou a seguir-me pelas sondagens.

7:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sr Mário Almeida concordo com algumas das suas teorias sobre a evolução do "voto" português nos últimos 20 anos, no entanto permita-me discordar no seguinte ponto.
Quando o senhor escreve que o eleitorado comunista em 86 votou em Soares á segunda volta por este ter acenado com o fantasma do fascismo esta enganado ( na minha modesta opinião), tal como hoje já naquela altura " a cartada do fascismo" tinha muito pouco valor ( mesmo para os comunistas)
Aquilo que naquela altura fez (ou agora fará) os comunistas votarem em Soares, foram as ordens dadas pelo comité central nesse sentido.
Quanto as "idas e vindas" do voto do eleitorado do PS (se votam Soares ou Alegre numa 2 volta) não sei, mas tenho toda a certeza quanto a fidelidade do voto "militante" do eleitorado comunista que ira seguir sem hesitação a voz de comando do seu secretario geral, até porque nestas eleições os comunistas não têm esperança alguma em fazer passar a 2 volta o seu próprio candidato, ao contrario de 86 onde Salgado Zenha tinha legitimas esperanças de fazer frente a Feitas do Amaral numa "recta final"
Acho sinceramente que o eleitorado comunista já estará mentalizado que a haver uma 2 volta ira ter de mais uma vez engolir um sapo, chame-se ele Soares ou Alegre
Tal como foi escrito no comentário anterior também penso que a única hipótese que Cavaco tem de ganhar estas eleições é á 1 volta. Na minha opinião se houver 2 voltas o candidato da esquerda ( seja ele Soares ou Alegre ) ganha.
Fundamento este meu pensamento na força do "toque a reunir" da esquerda que tal como em 86 na ""hora do aperto" se uniu em torno do "seu" candidato.
Não será por acaso que em 30 anos de democracia a direita nunca elegeu um presidente.

1:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger