O Eleito

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Flash-Interview*

Se há coisa que se pode (e deve) realçar no primeiro debate presidencial, que colocou frente-a-frente os dois independentes, é a elevação, o respeito e a postura demonstrados. Não me lembro de, recentemente, ter assistido a uma discussão com tamanho grau de equilíbrio entre o confronto de ideias e a educação.

Se uma pequena ironia é às vezes necessária e mesmo desejada ("Reconheço que o deputado Manuel Alegre é independente. Não teve, como pretendia, o apoio do partido"), qual sal para apimentar o debate, algo que ultrapassasse a (ténue) fronteira só contribuiria para despretigiar e descredibilizar ainda mais os nossos actores políticos. Não foi assim que aconteceu nos estúdios da SIC.

Só foi decerto possível por tanto o professor como o deputado serem pessoas de elevada personalidade e bom senso, que sabem que não é com gritos, ataques ou baixarias que se leva a água ao moinho. Mais do que isso, porém: não são assim. Não é assim que acham que se deve fazer política. Aplauso para ambos. Para outro dia também a análise técnica se bem que o resultado, como já havia sido antecipado, foi sem dúvida o empate, não devido a tácticas extremamente defensivas, penso, mas devido ao respeito que o adversário inspirava.
Tiago Alves
*o título está alterado em relação a'O Telescópio devido a questões estilísticas. Sem prejuízo do conteúdo.

2 Comments:

Blogger David Afonso said...

Afinal o homem até manda uns toques na retórica. Ele bem diz a detestar, mas ela não o larga...

11:10 da tarde  
Blogger NoSilence said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger