O Eleito

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Rituais De Iniciação???

Este post volta a colocar a questão da existência de líderes e da muralha de censura erguida (pelos OCS e pelos próprios políticos) à volta das ideias DISCORDANTES, diferentes.
É facto, generalizadamente reconhecido, que os políticos e deputados não representam nada nem ninguém, a não ser a si próprios e respectivos grupos de interesses.
É facto, generalizadamente reconhecido, que os cidadãos detestam os políticos, com um monte infindável de razões para os detestarem.
Portanto, concluiria qualquer pessoa minimamente bem-intencionada e honesta, é necessário que mude a forma de estar na política, mude a forma de governar, (sejam alterados os respectivos pressupostos) em função do sentir dos cidadãos, das opiniões da maioria das pessoas e para que os nossos problemas colectivos possam ser resolvidos.

Estamos em plena campanha eleitoral, para eleger mais um palhaço!
Em campanha eleitoral, o que se espera dos candidatos é que, no mínimo, finjam estar preocupados com os problemas reais e com a sua resolução… Em vez disso o que é que vemos?

Vemos Manuel Alegre (reconhecida a sua incapacidade para mobilizar os abstencionistas, a verdadeira maioria), dizer e repetir, como um disco rachado, que as medidas, pérfidas e criminosas, destrutivas, que o governo tem tomado devem continuar, mas que têm de ser EXPLICADAS, aos cidadãos.
Que tristeza, sr. Alegre!
Meta as explicações num sítio que você sabe, porque CRIMES não são passíveis de explicação, apenas de punição.
Que tal propor a valoração da abstenção e deixar ser o povo a decidir? Explicações precisa você mas é do significado da palavra DEMOCRACIA. Vá para o raio que o parta!

Por seu lado, Louçã (outro que nunca me enganou) entretém-se a EXPLICAR as atitudes perversas de Sampaio de “colaborar” com o governo de Durão, no apoio à guerra do Iraque, ignorando o sentir e a opinião manifesta da maioria da população Portuguesa e Mundial.
Diz ele que é como determina a constituição…
Mas eu pensava que o Presidente, tal como o parlamento, eram garantes da DEMOCRACIA, sendo mesmo função, explícita, do Presidente, “garantir o regular e adequado funcionamento das instituições”…
Será que se deve considerar que “as instituições” funcionam, quando a generalidade da população está contra? Afinal isto é uma democracia, ou é o quê?
Nestas história, quem é que está a precisar de EXPLICAÇÕES?

Entretanto Soares entretém-se com a sua demagogia falsa e despudorada, a sua argumentação falaciosa (o significado e interpretação das leis e regras é diferente a até antagónico conforme os seus próprios interesses…). Já não surpreende. Soares sempre foi assim. Por isso o país e a democracia estão no descalabro em que vivemos…

Ou seja, com estes (com qualquer destes) as grandes mudanças políticas e sociais, que podem permitir resolver os nossos prementes problemas resumem-se a: “mais do mesmo” e a “EXPLICAÇÕES”, tal e qual como defende qualquer demagogo, mafioso, bem instalado nos circuitos do compadrio e do tráfico de influências que enxameiam a “nossa” classe política, exaurindo os recursos do País para apropriação e proveito próprio.
É típico! Afinal eles são apenas POLÍTICOS, farinha do mesmo saco.

No caso destes dois (Alegre e Louçã) estas atitudes assemelham-se a “rituais de iniciação”, para serem aceites e tolerados pela escumalha que controla e decide os resultados eleitorais (detêm as “máquinas de manipulação” e controlam os manipuladores), provada que está a sua inaptidão (e ausência de vocação) para verdadeiros líderes, para mobilizarem a MAIORIA; ISTO É: OS ABSTENCIONISTAS.
Candidatos apartidários… Sei…

Qualquer candidato que consiga mobilizar a maioria dos abstencionistas, não precisa dos partidos para nada, ganha as eleições com a maior das facilidades e reúne condições para “promover” as medidas necessárias para resolução dos nossos problemas.
Estamos a falar de LÍDERES, de verdadeiros líderes (que existem), de gente que mereça, realmente, os vencimentos que os políticos auferem

Esta eleição será mais uma oportunidade perdida de resolver os magnos problemas do País…
Publicado também em "Sociocracia"
Publicado também em "Editorial"

6 Comments:

Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Biranta,

tenho um palpite que vais votar Garcia Pereira...

10:21 da manhã  
Blogger Biranta said...

Será? É melhor não apostares...
Tás a ver alguém a corresponder às características de lider?
Emprest-me os teus óculos!
Eu não voto, nunca, no menos mau...

10:31 da manhã  
Blogger David Afonso said...

Ó Biranta,
Sempre pode fundar o Partido dos Abstencionistas! O chato seria conseguir organizar um congresso...

2:09 da tarde  
Blogger Mário Almeida said...

Como é que seria valorada a abstencão no congresso do Partido dos Abstencionistas ?

2:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fácil! Ganharia a facção que tivesse menos votantes! Uma maioria absoluta tenderia para os 0% de votos.

4:12 da tarde  
Blogger Biranta said...

Há coisas (sempre houve) que me fazem confusão. Uma delas é as pessoas fazerem figuras tristes como se nada fosse, como se não dessem por isso. Sem dúvida que existem várias formas de estar na vida que, em termos genéricos, se resumem, habitualmente como positivas ou negativas, não apenas conforme as "intenções", mas também conforme os resultados, os efeitos práticos, na sociedade. No limite, designam-se como dignas ou indignas, incluindo-se, nestas últimas, as criminosas. Nesta bandalheira de sociedade que os políticos nos impuseram, perdeu-se a noção de tudo, até da dignidade e de decência... Socialmente, o que "vale" é a "lei da selva", a ponto de haver quem exiba a sua falta de carácter, desta forma...
Os efeitos, na sociedade, do que é a prática política actual, está à vista. Está à vista de quem quiser, ou puder, ver. Há quem não consiga ver, porque lucra, demais, injustificadamente, com a actual situação. Pelo tom, imbecil, destes vosso comentários, só posso concluir que estão nessa situação. Acho que deviam ter dó de vós mesmos e não se exibirem, deste modo.
Não se preocupem com a forma como os outros resolvem os respectivos problemas, como se manifestam, ou como se organizam, ou deixam de se organizar. De facto, até por essa atitude, de sem-vergonha, de fazerem sugestões pequeninas, à medida da vossa tacanhez, para depois achincalharem, como se os outros não pudessem ser ou fazer senão aquilo que a vocês convém, demonmstra bem que tipo de gente, sem princípios vocês todos são... Assim à semelhança da escumalha dos partidos...
Enfim: Forças de Bloqueio! Gente que aposta no "quanto pior melhor", predadores, parasitas. A nossa sociedade está cheia deles e algum dia vai ter de se libertar...
Ocupem os vossos espaçoes e não usurpem espaço alheio; sejam dignos e dêem-se ao respeito, respeitem os outros, se querem ser respeitados. Chegará um dia (inevitavelmente) que as pessoas vos pagarão na mesma moeda e vos haverão de tratar com o mesmos desrespeito, ou pior. Quem semeia ventos... Quem insiste em se comportar como parasita, acabará por ser tratado como parasita... porque merece... e quando as pessoas têm o que merecem, o que "conquistaram" com tanto esforço, com todo o seu esforço, tudo está bem! Esse dia chegará, independentemente de mim, e, principalmente, independentemente do que vocês façam ou digam para tentar impedi-lo...
Vocês não se enxergam, mesmo! E causam-me dó...

12:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger