O Eleito

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Inquérito Cívico IV

Dando seguimento ao Inquérito Cívico venho agora propor as questões que enviaremos as todos os candidatos. Este questionário foi inspirado a partir de sugestões seleccionadas do José Raposo e do Tiago Alves, às quais acrescentei e modifiquei alguns (bastantes) pontos. Esta proposta ficará aberta para consulta até às 23:00 de 6ª Feira (9 de Dezembro). Findo o prazo não serão aceites mais sugestões ou rectificações.

Nota: Não se procederá ao envio do Inquérito Cívico, caso a maioria dos membros d'O Eleito se manifestar (nos comentários) contra. O silêncio será tacitamente entendido como uma aprovação.

  1. Quais são as expectativas para a evolução da democracia portuguesa nas próximas duas décadas?

  2. Como poderá um cidadão apartidário intervir politicamente?

  3. Qual o papel do estado no processo crescente de globalização?

  4. Qual o valor estratégico da lusofonia?

  5. O que poderá a UE esperar de nós?

  6. Muitos têm vindo a dizer que é no financiamento dos partidos que a democracia portuguesa sofre uma maior erosão. Que mecanismos sugere para alterar este estado das coisas?

  7. Considera necessária a regionalização? Em que moldes?

4 Comments:

Blogger David Afonso said...

Não achei más. Antes pelo contrário. Se deszipar estas questões verá que estão lá. Tentei sintetizar as preocupações manifestadas...

9:52 da tarde  
Blogger Biranta said...

Que mania de fazer perguntas cujas respostas "politicamente correctas" (e socialmente vigaristas) já se sabem e cujas respostas reais também são conhecidas!
Acho bem! Afinal de contas até o Alegre acha que o que é preciso é "EXPLICAR", ao povo, o banditismo dos políticos e até o Louçã acha que o Presidente deve ter "papel de embrulho"... Sempre "eles" aproveitam para divagar fingindo que "ouvem" as pessoas...

9:15 da manhã  
Blogger José Raposo said...

Viva David,

Tenho andado afastado das lides bloggers, mas tenho acompanhado O Eleito e voltarei em breve.

Em relação às perguntas, embora reconheça o teu esforço em sintetizá-las, parece-me que começam a surgir novas questões com os debates e por isso seria útil manter estas em aberto até dia 20.

Além disso acho que 7 perguntas, o teu numero mágico :), é capaz de ser pouco.

10:54 da tarde  
Blogger David Afonso said...

Bom! Nada nos impede de lançar esta primeira bateria. Um segundo round pode se ir preparando!

2:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger