O Eleito

domingo, janeiro 08, 2006

Do Pontapé De Saída

A imagem do título alude, mais do que patentemente, ao início da campanha eleitoral. As notícias dizem que começa hoje, contudo, ninguém que haja visto dois ou três minutos de noticiários televisivos no último mês conseguirá percepcionar o princípio de qualquer coisa. É como se um espectador, num jogo de futebol, se tivesse deixado dormitar e, acordando, tomasse o reinício do jogo, após a marcação de um golo, pelo começo da partida. E quem marcou, quem sofreu? Há indícios claros de que a vantagem foi agadanhada pelo Prof. Cavaco. Mais do que as sondagens, sobre cuja fidedignidade, por natureza sujeita a confirmação, estamos conversados, temos as queixas dos adversários acerca do trabalho dos jornalistas, o bode expiatório de todos os perdedores. E, acima de tudo, uma indicação claríssima: o Dr. Jardim fez as pazes com o ex-Primeiro-Ministro. Esse não se costuma enganar.
Mas não cesso de avisar os meus Amigos Cavaquistas: a joga está longe de ter terminado. E o Professor deve evitar declarações como as hoje publicadas, em que reconhece ter tirado vantagem dos ataques que lhe foram endereçados. É que o contentamento pode, no espírito dos votantes, cercear os ganhos alcançados pela simpatia obtida com a perseguição. O melhor que tem a fazer, do seu ponto de vista, é continuar a exibir um ar sofrido.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No conozco bien la politica portuguesa, ya que en España no se informa casi nada sobre ella, pero me parece que Jardim y el prof. Cavaco son dos caracteres totalmente contrapuestos. Jardim es visceral, colérico, al estilo de Manuel Fraga Iribarne en España. El profesor Cavaco parece un profesor de Oxford o Eaton, imperturbable y sobrio.....¿Reconciliación de un populista al estilo sudamericano y un British Teacher ?

4:20 da tarde  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Vê bem Caro Amigo. Eram dois caracteres tão difíceis de compatibilizar que acabaram algo frios um com o outro. Agora, o Presidente da Região Autónoma da Madeira operou a reconciliação. Suspeito que por lhe ter cheirado a vencedor...

8:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger