O Eleito

quarta-feira, novembro 16, 2005

"Big Brother" Versus "Quinta Das Celebridades"

O post da Isabela merece-me alguns reparos, dúvidas, graças e ironias.

Assim :

A estratégia de Cavaco Silva, […] desde que legal.
O que é que isto quer dizer ? As estratégias eleitorais podem ser legais ou ilegais ?

[…] quanto a Cavaco, já a tinha delineada no dia em que saiu do governo para se tornar O Humilde Professor.
Cavaco Silva sempre foi O Humilde Professor. Não é de agora.

Cavaco não será a raposa velha, como Soares, não tem o seu dom da palavra nem a sua mundividência; não se desembrulha de improviso; não consegue enfrentar um argumento forte, arrumando-o com graça, ironia; sabe apenas responder lateralmente, e fugir; ou seja, no que respeita ao exercício de combate verbal político.
Um político pode fugir a uma questão com uma “graça, ironia”, mas não o pode fazer “lateralmente” ? E o que queremos e precisamos é políticos que se saibam “desembrulhar de improviso” das perguntas difíceis ?

Cavaco não chega à sola do sapato de Soares, nunca.
Em quê, concretamente ?

Sabe que o seu estilo tem de ser diferente, e escolheu um muito caro aos portugueses: […] ser humilde e honesto, falar pouco, fugir de questões, não se irritar, vir de baixo, ser pobrezinho ou mais ou menos!
Se o estilo de Cavaco é “humilde e honesto”, qual é o de Soares ?

Porque o mundo mudou, vive uma crise profunda, e, agora, apliquemos-lhe o código da crise: o do silêncio. Por isso, não, não ataca o adversário, porque o mundo mudou!
Primeiro a pergunta da entrevistadora é estúpida. Segundo, tens razão. Ele não soube fugir lateralmente. Se ao menos tivesse dito uma “graça” …

[…] verão um Cavaco-Zé Maria a recusar, por respeito, valor tão caro aos portugueses!, confrontos gratuitos com a raposa Soares-Marco.
Achas mesmos que os portugueses não gostam de confrontos gratuitos ? Não será antes ao contrário ? Lembras-te das audiências do pontapé do Marco ?

E quando, na próxima feira de Natal, lhe cair dos beiços o farelo do bolo-rei, vamos dizer: ai, que simples que ele é, que espontâneo, tal e qual o meu tio Manel...
Não é o que se costuma dizer de Soares, que é espontâneo ?

Cavaco não é simpático, não sorri como Soares, não mostra ser capaz de se descontrair, mas quem é que disse que os portugueses gostam de políticos simpáticos ?
Só quando estamos com graças e ironias é que geralmente sorrimos.

Os portugueses, a quem sorri, chamam leviano (muito riso, pouco siso); os portugueses gostam de ver o chicote pendurado na parede, […] Pelo menos tínhamos emprego.
Há de facto muita gente que pensa assim. Mas não creio que, e segundo as sondagens, seja metade da população. Digo eu, claro. É apenas um palpite.

É por isso que Cavaco é perigoso. É por isso que quando o vejo dizer que não vai responder a ataques, até tremo.
Presumo que no debate do Carmona-Carrilho deves ter aberto uma garrafa de champanhe.

Discussão de ideias? Qual discussão de ideias? Um ditador não discute ideias, porque um ditador não tem dúvidas e raramente se engana.
Gostava que me dessem um exemplo de Soares, Alegre, Guterres, Sampaio, Portas, Santana, Louça, Durão, Constâncio, Fazenda, etc, etc, etc, terem alguma vez admitido que se enganaram ou que tiveram dúvidas do que quer que seja. Se há coisa que os políticos têm que afirmar convictamente são as suas convicções e a sua actuação. Caso contrário, quem é que teria confiança neles ? Mesmo o Guterres, que se fartou e fartou de lembrar essas palavras, não assumiu qualquer erro quando fugiu do pântano. Inclusive tentou convencer-nos que o estava a fazer para o nosso bem.
Mas, o mais curioso é que Cavaco até já admitiu que se enganou e cometeu um erro político num decisão que muitos dizem ter sido o “princípio do fim”. A famosa ponte de Carnaval não concedida. Ele já reconheceu um erro. E Soares ? Já reconheceu algum, ou também nunca se engana e raramente tem dúvidas ?

É por isso que é urgente pôr o Cavaco a falar.
Esta, sinceramente não percebi. Então Cavaco não falou ontem ?

É urgente instigar o “bicho” a mostrar dentes e garras antes das eleições, os que tão bem lhe conhecemos, e que uma década de distância não nos pode ter feito esquecer.
Se é sangue que queres, não te preocupes. Vais tê-lo no debate Soares-Alegre.

6 Comments:

Blogger Isabela Figueiredo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:31 da manhã  
Blogger Isabela Figueiredo said...

Até me sinto como aqueles autores muito estudados na escola: isso é o que se chama estudar um texto, saber valorizá-lo, dar-lhe atenção. Mais um pouco e saía-te, no mínimo, uma tese de mestrado.
Isto que acabaste de fazer, e que tem a sua ciência, é o se faz quando, enfim, não temos argumentos tão bons, mas queremos arranjá-los à custa de algum humor. Chama-se descontrução pelo ridículo, e tens momentos melhores que outros. Mas continua, que quanto mais se treina, melhor se joga. E beijinhos repenicados da Isabela - também à espera do debate Soares-Alegre.

1:37 da manhã  
Blogger Mário Almeida said...

E claro que li com atenção. Gosto de ler o que escreves, mesmo quando não concordo.

Mas por acaso, e descontando o método, até acho que respondo com bons argumentos, mas como disse, e bem, o José Raposo mais lá para baixo, a verdade muda conforme os olhos de quem a vê.

E um beijinho também para ti.

1:47 da manhã  
Blogger Biranta said...

Isabela tem razão: Cavaco nunca conseguirá chegar "a sola dos sapatos" de Soares. Em matéria de ausência de pudor... de falta dignidade, de arrivismo, Soares é imbatível.
Eu detesto Cavaco, todos sabem! Mas se, por um qualquer acaso absurdo, tivesse mesmo que escolher entre Soares e Cavaco, votaria Cavaco.
Cavaco não presta, mas é muito mais honesto do que Soares! Isso é óbvio!
Os falsos amigos, os traidores, são piores do que os inimigos!
O estilo de Soares é repugnante, de tão falso...

1:13 da tarde  
Blogger Isabela Figueiredo said...

Biranta, se eu tivesse de escolher votar entre Cavaco e Soares, talvez não votasse em nenhum.
Ainda não enunciei uma intenção de voto, limito-me a opinar sobre os candidatos. Não sei ainda em quem vou votar; mas sei que vou votar e sei que não será no Cavaco! Não acho que Soares seja um inocente menino de coro, não senhor. Esse é o meu problema, não ver meninos de coro de jeito! Mais do que apoiar candidatos,interessa-me falar sobre eles e sobre as coisas públicas, a que me dedicarei a partir de agora.

3:09 da tarde  
Blogger Biranta said...

Fica descansada, que eu também não tenciono votar em nenhum deles, nem na primeira nem na segunda volta... mesmo que "chovam raios e coriscos", que é como quem diz: mesmo que se repetisse, aqui, a palhaçada das últimas eleições em França... com a esquerda a votar no "candidato da direita", para derrotar Le Pen...

12:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger