O Eleito

quarta-feira, novembro 02, 2005

«Livre Livre Livre» - I - Os Do "...Come As You Are..."

A minha prima afastada chama-se Joana Rita e é doutoranda em Filosofia Pura.
Hoje, antes do jantar, sugeriu-me, “amanhã podíamos ir ver os Últimos Dias, de Gus Van Sant”.
“Gosto do realizador” respondi-lhe ,”mas ontem, num blog, disseram-me que o argumento é praticamente inexistente – é um filme de imagem, muito depress!
A Joana Rita arriscava: sim, devia ser deprimente, mas não podia desperdiçar uma obra que reflectia a sua geração; e definiu-a, sumariamente: a da apatia, a do nada a fazer, a do “come as you are, as you were, as I want you to be...”, a dos rabos rindo-se ignorantemente para o Poder, como argumento icónico.
Abríamos a porta do elevador, e eu sorri. Sorrio sempre quando a Joana Rita me descreve a sua geração: “não achas que come as I want you to be, reflecte já um excessivo empenho, uma fuga à apatia, uma passada estendida para lá do portal dos Marilyn Manson?! Não achas, Joana Rita?”
Sorrio sempre, porque a Joana Rita, doutoranda em Filosofia Pura, vai acusar-me de ter parado na Tina Turner, no Peter Gabriel e no Bono do Where the Streets Have no Name, e de não perceber nada de música, porque o movimento de Seattle, e tal, não se pode confundir com os Joy Division nem com os do meat is murder, muito menos com os Marilyn Manson...
Sorrimos.
E enquanto abria a porta de casa, estabeleci a comparação: “da apatia, santo Deus... a minha geração era a da revolta!”
A Joana Rita não respondeu.
É verdade, eu nada percebo de movimentos musicais! O movimento de Seattle... deixa-me rir, eu sempre lhes chamei “os que parece que gritam por socorro”, e nunca os distingui..., mas sabe lá ela o que foi a minha geração. Sabe, enfim!, “vocês, tu e os teus amigos, aqueles que me apresentaste, os amigos de Alex, lá nos anos oitenta... os das farras e dos charros...
Acendi as luzes, pousei as chaves, tirei o casaco, mudei de sapatos, atei o avental à cintura, abri o frigorifico..., “ó Joana Rita, dos amigos de Alex fui eu a única que restou...!
Rimos alto, enquanto aqueço a sopa no microondas. E mandamos piadas. Conto-lhe umas histórias “dos amigos de Alex”.
"Eu, no meio deles, era uma menina bem: nunca fumei um charro. Não sabia travar!
Rimos.


Personagem de Kurt Cobain em Últimos Dias, de Gus Van Sant (nos cinemas).

Powered by Blogger