O Eleito

sexta-feira, dezembro 02, 2005

A Música De Cavaco

Parece que a música para as presidenciais da campanha de Cavaco será cantada pela sua mandatária para a Juventude, Kátia Guerreiro (graças à gentileza do José Raposo, foi reposta a verdade do nome da Médica-Fadista). Não surpreende, até é da música que a moça vive parcialmente (para além do fado, faz uns biscates num hospital).
Surpreendente são os autores da dita: Letra - Dias Loureiro; Música - Proença de Carvalho (ainda não tenho a certeza se ouvi bem, mas acho que sim).
Dias Loureiro, mafioso mór da tribo Social democrata, revela agora os seus dotes como escritor de letras de hinos presidenciais. E Proença de Carvalho, deve ter lá no escritório de advogados um daqueles programas catitas como o Encore ou o Sibelius, e nos intervalos para o café empinou o Hinos-presidenciais-mágico, do Eurico Cebolo, dominando na perfeição a arte da composição, harmonização e contraponto de grandes obras eleitorais. Mais, ao analisar a peça em questão, há pequenas pérolas de estilo que se detectam facilmente: a voz principal é claramente inspirada no canto chão, e a harmonização tenta nitidamente escapar ao espartilho do tonalismo, enveredando na senda do modalismo experimental, ainda que timidamente, já que o Modo Eólio é abrutamente interrompido com uma cadência tonal de V7 - I. Caro Proença, nas próximas eleições tente o Mixolídio, está bem?
Só não percebo é como é que estes rapazes tão prendados para outras coisas continuam a sacrificar-se desinteressadamente pela política e pela coisa pública, quando podiam fazer um dinheirão no mundo do espectáculo.


PS - este post nitidamente reaccionário é dedicado à Sabine e ao Ermenegildo, com amor.

2 Comments:

Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Excelente!

1:05 da manhã  
Blogger José Raposo said...

Paulo, é Kátia com "K" que a mandatária é uma jovem mulher à frente do seu tempo. tb não tenho ainda a certeza de ter ouvido bem, mas a letra é mesmo do Dias Loureiro e nem queria acreditar quando ouvi qualquer coisa como "Romper a bruma, Abrir o dia, Rasgar o medo" Faz-me mesmo lembrar aquele blog das crianças aterrorizadas com Cavaco...

11:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger