O Eleito

terça-feira, outubro 25, 2005

O "Ódio" A Cavaco

- Maria Baldinho -
Este pequeno trabalho de contagem, feito pela minha amiga de infância Miúcha e colocado online por Pacheco Pereira, reflecte uma situação comum a todos os candidatos da esquerda, a qual, na minha óptica os vai penalizar fortemente.
Até agora, facto já notado em muitos blogues, apenas Cavaco se candidatou a Presidente, todos os outros (Soares, Alegre, Jerónimo e Louçã) se apresentaram apenas contra Cavaco!
Não deixa de ser interessante, o facto de todos terem apresentado as suas candidaturas antes mesmo do objectivo máximo da sua luta ter ido a jogo.
Quem, como eu, já passou por muitos actos eleitorais de toda a espécie, sabe que esta é uma estratégia perdedora. Não é à toa que um político gosta que se fale dele, bem ou mal é indiferente, o que é preciso é que se fale dele.
Os candidatos da esquerda apenas falam de Cavaco, tal como o blogue de apoio a Mário Soares. Eles falam tanto do homem que se esquecem de falar de si mesmos. Esquecem-se também que o povo Português não é burro, e mesmo que não mostre interesse naquilo que um candidato tem para dizer, detesta todo e qualquer candidato que realize a campanha pela negativa, penalizando-o fortemente nas urnas.
Mário Soares já caiu nesta esparrela uma vez contra Sá Carneiro. Ao que tudo indica parece que vai cair novamente.
De Alegre posso dizer o mesmo, pois foi um dos mais activos papagaios de Soares no caso dos 33 000 contos e no “affair” Snu Abecassis.
Do PCP nem se fala, mas bem vistas as coisas, desde 1975 que os objectivos políticos deste Partido se cifram em convencer aqueles que já estão convencidos, e mesmo assim com muito pouco sucesso.
Louça, é o mais novo de todos e apesar de ser um bom investigador no ramo da economia, parece que não dedicou muito tempo a estudar as campanhas passadas dos seus adversários, pois copia-lhes o estilo e os mesmos erros.
Mas este ódio Anti-Cavaco é apenas aparente, pois na realidade apenas Soares corre contra Cavaco. Os restantes limitam-se a aproveitar o palco das presidenciais para as suas querelas particulares, pessoais e políticas.
Alegre sente-se despeitado (e com razão) e o anúncio de sua candidatura não é mais que uma bofetada de luva branca a convidar Soares para um duelo em 9 de Janeiro.
Louçã e Jerónimo são Dupond e Dupont destas eleições, apenas tentam saber qual deles é que vale mais.
NOTA: Perto das seis da tarde um dos responsáveis pelo “Super-Mário”, Ivan Nunes acusa o toque da Miúcha e coloca, pela primeira vez no blogue, uma foto de Soares. É caso para se dizer “Pior a emenda que o Soneto”.

Powered by Blogger