O Eleito

sábado, novembro 26, 2005

Confusões

"Há uma coisa que eu admiro no sistema americano que é a responsabilidade pessoal, individual. Acho que é uma conquista grande da Revolução Francesa e é uma tradição que se perdeu aqui [em Portugal] em certa altura."
Manuel Alegre, em entrevista à Atlântico (link não disponível)
Nunca hei-de perceber porque é que certos senhores, curiosamente todos da área política de esquerda, insistem em considerar que 1789 (data da Revolução Francesa) vem antes de 1776 (data da aprovação da Constituição Americana). Juro mesmo que não percebo. Mais uma razão para não votar em Manuel Alegre? Não conhece a História ou, pior que isso, tem dificuldade em ordenar números.
Tiago Alves

2 Comments:

Blogger Biranta said...

Mas desde quando é que as Constituições determinam "a responsabilidade pessoal, individual"?
Será que o nosso problema é de Constituição? Não me parece!
À letra da constituição e das leis, sobrepõem-se, entre nós, o peso ancestral de conceitos e práticas que nos arrastam para a degradação que vivemos, há séculos... e de cuja não nos conseguimos libertar com o 25 de Abril, nem antes, com a implementação da República, nem...
É tudo uma questão de "compensação dos esforços" das pessoas que se empenham em lutar pela dignidade colectiva que, por cá... sabe-se como é!
O que vai salvar a América da "desgraça" em que está a cair é exactamente esse sentido cívico, desconhecido entre nós.
Lá, por mais ataques que sofra, há sempre quem não se conforme, entre as pessoas que têm responsabilidades sociais e institucionais. Mas também existem mecanismos institucionais para suportarem e darem seguimento a essa luta.
Cá!? Nem vale a pena perder tempo! As instituições só servem para nos ultrajar... e passam por cima de seja quem for... porque estão minadas de gente que não presta, gente sem pudor.

12:04 da manhã  
Blogger Salvador said...

bem visto!

12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger