O Eleito

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Expressão Eleitoral???

Acerca deste post, do Pedro, e respectivos comentários:
...
Concordo com Albizzia. Se o critério fosse seriedade não teríamos candidatos.
Podemos discutir isso, caso a caso, se for necessário... ou deixar a avaliação à consideração da população...
Portanto, quanto a esse requisito, estão todos em pé de igualdade...
Isto é tudo uma palhaçada, não agrava nem desagrava com a participação, nos debates, desses referidos pelo Pedro.
Outra questão, bem diferente, é a formalização da candidatura, que, essa sim, deve ser condição para participar nos debates...
Mas, o que me parece mais interessante nesta discussão é mesmo a "expressão eleitoral" de cada candidato.
Que grande treta, Pedro!
Expressão eleitoral?
Sem dúvida!
Desde que todos e cada um assumam, com seriedade, a sua verdadeira "expressão eleitoral". Não se esqueça de que existem mais de 45% dos eleitores que não se revêem nestes candidatos...
Está claro que os "candidatos do sistema", e o sistema, têm todo o interesse em avaliar, à priori, a expressão eleitoral dos outros que não podem tê-la porque são desconhecidos, sem se preocuparem com o repúdio de que são alvo, por parte dos eleitores, que se manifesta através da sua, reduzida e decrescente, "expressão eleitoral"...
O restante "trabalho" de legitimação dos desmandos duns quantos patifes com representatividades diminutas é feito pela vigarice do próprio sistema eleitoral.
O que me preocupa, no meio disto tudo, é que não é possivel resolver os problemas do país sem a população do país e, de entre ela, sem os seus elementos mais válidos e íntegros, que estão totalmente excluídos do actual panorama político.
Por isso tenho dito e repito: é necessário e imperioso valorar a abstenção, com todas as consequências.
Não se pode ter esperança na melhoria da "qualidade" da classe política, enquanto se mantiver um sistema eleitoral, vigarista e nazi, que necessita de excluir, do mapa dos cidadãos com direitos, tão elevadas percentagens de eleitores, para se "legitimar".
É apenas uma, simples, questão de introduzir, nos critérios, a isenção e objectividade necessários, com correspondência nos sentimentos da população.
A política tem de deixar de ser o domínio de "extra-terrestres" com legitimidade para validarem os seus próprios critérios, absurdos!
...

2 Comments:

Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Biranta:

não era necessário fazer um post deste cariz.
Quem quiser acompanhar a polémica, tem-na toda à disposição na caixa de comentários. E, como leu o post e o assunto lhe interessou, vai lá dar uma espreitadela.
Quem não quiser acompanhar a polémica, tendo lido o post e não se tendo interessado, pura e simplesmente não vai lá.
Por último, quem não leu o post e não a acompanhou, muito dificilmente o fará agora com este seu post: isso implicaria ler tudo do início.

Por isso, Biranta, abstenho-me de fazer um post sobre o assunto: responder-lhe-ei na caixa de comentários do post, a sua sede própria. Até porque já caímos uma vez nesse erro e há que aprender com eles. Estávamos a ir tão bem na caixa de comentários...

Mas, por agora, vou trabalhar.

2:48 da tarde  
Blogger Biranta said...

Pedro!
Não se dê tanta importância!
O seu post não foi o motivo que me fez escrever este; foi apenas o pretexto.
Quero com isto dizer que a minha principal intenção não foi o contraditar, mas afirmar-(me), reexplicar os meus motivos.
Por isso fiz questão de afirmar: "o que me preocupa é que não é possível resolver os problemas do país".
Não são as suas ideias, enquanto suas, que me preocupam. Você, tal como eu, somos, cada um, apenas uma opinião, um voto, em mais de 8 milhões. O que me preocupa +e a resolução dos problemas da nossa sociedade e do país...
O meu post tem vida própria e não lhe é dedicado. Quanto à polémica levantada no seu post, lá estarei...

1:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger