O Eleito

domingo, novembro 27, 2005

A Arte (Perversa) De Argumentar...

Deixei, neste blog, um post onde defendia a alteração do Sistema Eleitoral e a introdução da valoração da Abstenção.
O Pedro respondeu com: O Povo é quem mais referenda!
Escrevi, em cima do joelho, um comentário, nesse post, que reproduzo aqui:
“Como as coisas são... (relativas)!!!
Pois eu é que me fartei de rir com tanto disparate. Mas acredito que seja perda de tempo estar a responder, no que diz respeito aos seus próprios conceitos. Quem "pensa" assim, não tem capacidade (não quer?) ouvir e avaliar, com bom senso, os argumentos dos outros. Tá bem! Haja democracia!Só que, a minha proposta não é para SUA apreciação, mas para divulgação e apreciação da população.
Ah pois! Já sei! A população não se pode pronunciar sobre isso, nem sobre nada (a não ser sobre questões menores e menos mobilizadoras), porque isso provoca instabilidade.
Decididamente temos vivido em países diferentes... Estabilidade?! Chama a isto estabilidade? Meu Deus! Você tem um qualquer problema de autismo. Vive alheado da realidade e nem sequer quer vê-la. Atão não se tá a ver tanta estabilidade?! O país tem progredido que é um regalo, com toda esta estabilidade. E os Desígnios nacionais? Os resultados de estudos e projectos e pareceres e... Não são logo levados à prática e resolvidos os respectivos problemas, com a ajuda da “nossa” estabilidade?
E a agitação social? E o descontentamento generalizado? E a descrença no futuro? E a ausência de esperança e de perspectivas?
Deixe lá, não se preocupe! São delírios meus! Isto é um país estável, desenvolvido, com um excelente nível de vida, com uma estabilidade que até chateia...
Oh meu caro! O que eu tentei enunciar foi um conjunto de propostas que, a serem adoptadas...
Pensando melhor vou responder em post, porque isto promete.Só quero sublinhar que, quando digo "você", me refiro às ideias e ao que de pérfido resulta, para a realidade, da sua adopção. Não me refiro à pessoa. Convém frisar para evitar mal entendidos...”
O Pedro apressou-se a me desafiar a que rebatesse os seus argumentos, um por um, prevenindo-me de que: “é difícil”. Não concordo!
Retomando o “discurso”
O que eu tentei enunciar foi um conjunto de propostas que, a serem adoptadas, possam resultar numa alteração da forma de fazer política, numa aproximação dos eleitos aos eleitores, COM UTILIDADE PRÁTICA PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS CONCRETOS, SENTIDOS PELA POPULAÇÃO.
Ao invés, os seus argumentos são um amontoado de falácias absurdas, assentes em conjecturas, caricaturas exageradas, que não conseguem esconder a sua inaptidão para “ser útil”. Daí que você sobrevalorize esta sua aptidão “inútil”… e defenda a situação actual onde esse tipo de “artes” têm boa cotação no mercado… Veja-se o exemplo do DGCI, que tem feito um trabalho deplorável, destrutivo para a sociedade, à frente da DGCI, mas que ganha cerca de 23 mil euros, apenas porque é exímio nessa arte. De vez em quando lá somos nós insultados, agredidos, com mais uma notícia, falsa, com os números “que provam a competência” do DGCI… Apetece dizer que, quem tem de se preocupar e perder tempo a inventar números para “se justificar”, não tem condições, mínimas, para fazer um bom e sério trabalho. O “meu” mercado e os meus critérios de valor são outros…
A técnica que você usou para argumentar contra as minhas propostas é muito conhecida, é velha, e já está gasta… Mas continua a fazer estragos, porque esses “argumentos”, em forma de falácias, monopolizam todo o nosso espaço de debate público, obstruindo as hipóteses de construção do que quer que seja e desesperando todos…
Vejamos então, com as suas próprias palavras, como eu tenho razão.
Começando pelo fim, você diz, tentando achincalhar: “Com esta proposta, as decisões políticas seriam as melhores, porque tomadas pelo povo sábio” (o destaque é seu).
Nós já sabíamos que, para pessoas que vivem de “argumentar”, (há muita gente dessa por aí; demais!) parasitando o labor da sociedade, só os próprios é que devem ter valor, e conhecimento e legitimidade para decidir… O povo é burro e como burro deve continuar, não tem nada que decidir de coisa nenhuma, porque não sabe fazê-lo, porque a sua missão é trabalhar para sustentar esa gente... e ser mal pago. Ora, quem serve só para isso, não deve decidir de coisa nenhuma. Depois quem é que trabalha?
Quase que nem precisaríamos de mais citações para demonstrar a perfídia de todos os argumentos do seu post… Mas eu não desisto assim tão facilmente. Nem você consegue imaginar a dimensão da minha resistência…
Nem precisaríamos de mais citações porque esta, por si só, demonstra que, para quem partilha essas ideias, o povo é o inimigo, gente perigosa… Pois eu digo-lhe que isso é pura misantropia vossa, inadaptação, incapacidade de lidar com a realidade da democracia, vocês devem tratar-se…
Mas é claro que você sabe que está, apenas, a apelar a uma certa mensagem subliminar que abunda por aí, que fomenta instintos primários e o individualismo que tanto nos destrói como nação… Aquela treta de: “a culpa é dos outros”; ou do: “há que mudar as pessoas, a partir do interior” (os anónimos, nunca quem manda e tem de mudar); ou ainda: “tudo isto é fruto da maldade humana”. Tudo isso para provocar a desconfiança mútua, entre os cidadãos, numa palavra: dividir para reinar; TRETAS de quem nada sabe construir e, por isso, se entretém a destruir… e acha que deve ser bem pago por isso, porque contribui para beneficiar quem muito ganha, chulando o país…
Neste país há mais de 8 milhões de eleitores, a quem compete decidir, quer você queira quer não. Oito milhões de eleitores dos quais a esmagadora maioria são pessoas muito dignas, uma boa parte são pessoas esclarecidas e, no conjunto, até sabem como se resolvem os nossos problemas. Mas também é facto que a maioria deles é vítima dos desmandos dos políticos… eu sei do que estou a falar… Imagine-se como um deles, ou imagine-se a conversar com cada um deles e verá que não consegue manter os seus argumentos…
O que eu não tenho dúvidas é que os eleitores sabem decidir, bem; que as decisões colectivas são dignas e adequadas aos superiores interesses do país. Não há uma única decisão, ou medida governativa criminosa que mereça o apoio ou a concordância da maioria da população.
Vá lá, faça um esforço, você consegue imaginar toda essa gente como pessoas, seus iguais (porque o são), que merecem tanto respeito e consideração como você quer para si… Essa sua dificuldade chama-se Agorafobia e tem tratamento…
No “nosso” sistema, os “eleitos” são apenas representantes desses oito milhões, com cujo veredicto se devem conformar. É isso que eu pretendo, nada mais. Ao invés, nem à verdade dos números eleitorais temos direito, porque eles são deturpados e ocultados, para “tornar aceitável” a “vigarice”.
Toda a gente reconhece que os eleitos não representam nada e que isso é o nosso maior drama, a origem de todos os nossos males, exactamente porque os restantes “eleitos” pensam como você, em relação “à gentalha ignara”. Mas o nosso drama, a vigarice da actuação dos políticos, começa na vigarice e nas mentiras em que assenta o nosso sistema eleitoral e a própria eleição, quando os abstencionistas são, pura e simplesmente, eliminados do rol dos cidadãos, de forma perfeitamente nazi. Até porque, doutro modo, gente assim não teria possibilidades de ser eleita, porque é contra natura…
Gentalha só o somos por (ainda) tolerarmos tanta infâmia, da parte de quem nos devia representar e, ao invés, se apropriou do país e dos seus recursos, que exaure em proveito próprio, sem querer prestar contas a ninguém… Portanto, é a ignomínia dos políticos que nos “emporcalha” o prestígio e a dignidade colectivos.
Mas vamos à questão principal: a questão dos custos e da exequibilidade da minha proposta:
1. O principal objectivo da proposta é moralizar a vida pública e a actuação dos políticos, criar as condições para responsabilizar quem deve ser responsabilizado, como forma de “colocar as pessoas certas nos lugares certos”, única forma de podermos progredir e ver resolvidos os nossos problemas.
2. Para suportar a “lógica” dos seus argumentos, você transformou o actual sistema, pessoas incluídas, em coisas imutáveis, num cenário de pedra, de estátuas, assim como fez com as próprias pessoas do povo. Ou seja: passamos a ter: “candidatos esfinges”; “candidatos múmias” e “argumentadores estátuas”.
3. A minha proposta é para gente viva, com inteligência suficiente para perceber a dinâmica das sociedades, a sua capacidade de mudar, de se adaptarem, de evoluírem, de aprenderem. Numa penada você enunciou os motivos profundos, inconfessáveis, que levam muita gente a apostar no “quanto pior melhor”, em matéria de insucesso escolar, de incultura, de ausência de formação tecnológica e profissional (onde se opta, sistematicamente, pela inutilidade dos conhecimentos transmitidos).
4. Com a minha proposta, o que se pretende é que as coisas mudem, que sejam eleitos os melhores, verdadeiros líderes, gente sincera e digna, com capacidade adequada para os cargos, de modo a que os problemas do país possam ser resolvidos. Candidatos assim têm de ter capacidade (antes ou depois de “mostrarem o que valem”) de mobilizar as pessoas para votarem neles, para os elegerem e se sentirem representados, coisas que hoje não acontecem. Mas você não quer nem imaginar que estes “monos” possam ser substituídos e se altere a maneira de fazer política, que haja mais honestidade, verdadeira “representatividade”. Eu acho que você sente que, nesse contexto, os seus talentos nada valem porque, objectivamente, do ponto de vista produtivo, eles nada valem, de facto. Temos pena, mas o país está primeiro! Adapte-se, recicle-se, aprenda outras coisas. Ou será que, quando você argumenta como se políticos e povo fossem imutáveis e nada conseguissem “aprender”, era devido ás suas próprias limitações? Há muita gente assim (não é o seu caso, pessoal, que me preocupa).
5. Acontecendo isso, o seu cenário dantesco, catastrófico, deixa de existir e teremos verdadeira estabilidade e progresso, sem necessidade de referendos, que permaneceriam como último recurso, em situações de crise, para inibir os abusos…
Não há estabilidade possível sem a resolução dos nossos magnos problemas. Resolvidos os problemas poderemos, então, ter boa e duradoira estabilidade, antes não. A minha proposta permite resolver os problemas; a actual situação não permite, por culpa dos políticos. Quem nos obriga e exigir formas de responsabilização credíveis, são os políticos, com a sua forma de actuar indigna, por opção própria.
Mas faço notar que, tal como acontece em qualquer conjunto de argumentos próprios de “forças de bloqueio”, você não indica uma única via segura, objectiva, para resolver os nossos problemas. Pois é! Para si e para os seus “está bem, assim”. O que você não quer é “inovação”. O tipo de argumentos que usou, são possíveis de serem usados para “arrasar qualquer proposta ou projecto.
6. Mas voltemos à estabilidade que é um tema que me apaixona! Há décadas que se ouve falar de “definir desígnios nacionais” que não fiquem à mercê dos caprichos da “alternância” governativa. (quando muda o governo, mudam todos os “nomeados” e os assuntos e projectos importantes não têm seguimento). É fácil perceber que, se esses projectos fossem referendados, isso não poderia acontecer, acabavam-se os caprichos…
7. Finalmente os gastos! É possível fazer referendos quase sem custos. Mas, é claro, com os actuais políticos, isso não acontecerá, porque não lhes convém, porque é o próprio tacho e mordomias que estão em jogo. De qualquer forma, o país não é seu, o PIB também não é seu e as pessoas, o tal povo que você abjura, mas que existe para além das eleições e que é a verdadeira razão de existir dum país, permanecem tendo o direito de decidir sobre isto tudo: se se deve ou não adoptar este sistema eleitoral.
8. Quanto ao custo dos referendos, mesmo admitindo a hipótese, absurda, de imutabilidade de todas as pessoas envolvidas (a probabilidade disso acontecer é zero), sempre lhe direi que sai muito mais barato e é muito mais útil, fazer referendos que permitam acabar com os desmandos dos políticos, do que sustentar toda a chulice actual de: deputados a mais (devem ser reduzidos para, no máximo, 150): vencimentos escandalosos pagos a incompetentes, agiotas, acumulações de reformas com vencimentos, de vencimentos com vencimentos (de cargos que as mesmas pessoas não podem exercer, a não ser que tenham o dom da omnipresença – é mais do que ubiquidade), de reformas avultadíssimas pagas a pessoas que continuam a trabalhar, que estão muito longe da idade da reforma, etc… A quantidade de recursos económicos que se poupariam é muito superior aos gastos, isso eu posso garantir
Finalmente só um pequeno comentário, acerca destas palavras do Pedro: “Deixe-me dizer-lhe que eu pertenço à população”.
É? Quem diria? Pela sua maneira de falar não se nota nada!
Mas é bom, que interiorize essa sua condição… Vai aprender umas coisas interessantes. Até porque você pertence à população, mas não é a população, não pode se substituir à população. A sua opinião é apenas uma opinião… Não se esqueça disso.
Também por isso, desculpe qualquer coisinha. São as ideias e o que representam, o mal que fazem, quando adoptadas, que me incomoda, não as pessoas ou o facto de pensarem como querem ou lhes convém…

6 Comments:

Blogger Biranta said...

Só queria acrescentar uma coisinha que me escapou, emrelação à estabilidade: TEnho dito, várias vezes que, colocando as pessoas certas nos lugares certos e tomando as medidas adequadas, é possível fazer crescer a economia nacional, cerca de 20%, em dois anos... Mantenho a afirmação e acrescento que, ao invés da análise do Pedro, as minhas propostas são economicamente muito benéficas...
Isto (o crescimento da economia) é impossível com as condições actuais.

12:41 da tarde  
Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Caro Biranta,

Já que tomou a liberdade de postar o seu comentário ao meu post, deixo aqui também, para a posteridade, a minha resposta a esse comentário:

«1. «Quem "pensa" assim, não tem capacidade (não quer?) ouvir e avaliar, com bom senso, os argumentos dos outros.»
Caro amigo, tenho capacidade para ouvir e avaliar, sim, os argumentos dos outros. Como reparou, li o seu post e escrevi o que pensava acerca dele - com um discurso argumentativo. E era o que eu esperava de si na caixa de comentários ou num post: que contradissesse o que eu escrevi com um discurso argumentativo. Mas o amigo Biranta respondeu com uma certa intolerância para com o meu pensamento. Acaso defende a liberdade de pensamento? Então há que saber conviver com ela. Por mim, como pessoa democrática, republicana, laica e de centro-esquerda que sou, tento fazer dela um princípio. Continuo a pensar, sem a menor margem para dúvidas, que os meus argumentos denotam mais bom-senso e razoabilidade. Eram esses que eu gostaria que rebatesse, com bom-senso e razoabilidade.

2. «Só que, a minha proposta não é para SUA apreciação, mas para divulgação e apreciação da população.»
Deixe-me dizer-lhe que eu pertenço à população. Logo, posso também apreciar a sua proposta e a qualquer um que a torne pública.

3. «Decididamente temos vivido em paises diferentes... Estabilidade?! Chama a isto estabilidade?» «E a agitação social? E o descontentamento generalizado? E a descrença no futuro? E a ausência de esperança e de perspectivas?
Deixe lá, não se preocupe! São delírios meus!»
Concordo consigo, Biranta. Há agitação social, descontentamento generalizado, descrença no futuro e ausência de perspectivas. Não são delírios seus. Mas tentar mudar isso com uma proposta irreflectida e fantasiosa que iria agravar sobremaneira esse estado de coisas, como tentei demonstrar neste post - através de um discurso argumentativo, reafirmo - não será talvez a melhor forma de resolver o assunto.

4. «O que eu tentei enunciar foi um conjunto de propostas que, a serem adoptadas...
Pensaando melhor vou responder em post, porque isto promete.»
Que, a serem adoptadas... Falta o resto, caro Biranta. Isso, escreva um post. Mas gostaria que o seu post não fosse apenas uma longa manuus, uma extensão do que escreveu no seu anterior post, mas que tentasse também infirmar os meus argumentos. Um por um. Olhe que vai ser difícil...;-)

4. «quando digo "você", me refiro às ideias e ao que de pérfido resulta, para a realidade, da sua adopção. Não me refiro à pessoa. Convém frisar para evitar mal entendidos...»
Claro, Biranta. O objectivo deste blogue é a discussão de ideias, não um campo de formação de inimizades. Podemos ser agressivos uns com as ideias dos outros, mas a agressividade não passa disso - pessoalmente é para nos darmos todos bem. Até espero que seja marcado, um dia destes, um jantar entre os participantes deste blog, onde seguramente vamos poder pôr em prática isso mesmo - só que agora com um bom prato e um copo de vinho nas mãos.

5. Saudações democráticas.»

Agora umas considerações acerca deste seu post.

1. O Biranta é um tipo muito exaltado. Já lhe sugeri que se acalmasse (as doenças do coração e outro tipo de adversidades biológicas são um verdadeiro perigo nas sociedades actuais, nem imagina).

2. O Biranta, inclusivamente, faz-me lembrar a avó de um amigo meu de infância, nos seus últimos anos de vida.

3. Caro Biranta: falou, falou, barafustou e acabou por não conseguir rebater nenhum dos meus argumentos (que não são, como diz, exagerados - exagerada é a sua proposta). Aliás, nem sequer se debruçou sobre eles. É pena, porque eram pertinentes. Perdeu a oportunidade de discutir, racionalmente, o assunto. Preferiu antes, implicita arrogantemente, dizer que o meu ponto de vista é mau porque o seu é bom. Mas não fundamentou por que é que o meu é mau, nem por que é que o seu é bom. É pena, já que eu tinha-lhe proposto, num comentário, que rebatesse os meus argumentos. E, se não me falha a memória, não fui só eu a desafiá-lo: o Mário Almeida também o fez.

6. Ambos os posts (o que contém a sua proposta e o que contém a minha opinião) estão aí, para todos lerem. Os outros que julguem.

5. Bom domingo

4:37 da tarde  
Blogger Biranta said...

Tem razão Pedro! As técnicas "argumentativas" não me interessam, para nada, devido à sua total inutilidade para resolver os problemas concretos; pelo contrário... têm demonstrado ser "bloqueadoras" da resolução dos problemas...
Isto para dizer que, no que concerne ao facto de eu ter, ou não, rebatido os seus argumentos, temos opiniões diferentes, que provêm, exactamente, dessa nossa diferença de "motivações".
Eu percebo a sua técnica: você acha que, impondo à discussão as suas regras e os seus limites, fica em vantagem, porque consegue me colocar a "discutir o sexo dos anjos". Fique com a vantagem, homem, que isso a mim não me interessa nada.
Não há intolerância, para consigo, no que digo. Apenas há intolerância para com o efeito perverso da aplicação das ideias que você defende; ou seja: há sinceridade, a mesma a que você acha ter direito (e tem). Aliás, se você der atenção ao que dizem os cidadãos comuns, acerca, encontra até ódio, provocado pelo acumular do desespero. Isso é que é perigoso e é culpa, exclusiva, da "intolerância", para com a democracia, dos políticos e outros...
Mas tudo bem!
Os textos estão aí e as ideias também, exactamente para serem apreciadas por TODOS. Pena é que a população só tenha acesso às suas ideias e não às "minhas"; porque aí é que eu gostaria de ver "os outros julgarem"... e decidirem...
Esta conversa, neste espaço, permanece no campo do subjectivo...
Já o disse, noutras alturas, e repito: As ideias não são boas ou más, conforme são nossas ou dos outros. São boas, se puderem ser reconhecidas como tal pela maioria da população...
Aqui, você nunca vai conseguir chegar a alguma conclusão credível.

12:00 da tarde  
Blogger Pedro Santos Cardoso said...

Vá lá, Biranta, venha mas é daí beber um copo! ;)

7:31 da tarde  
Blogger Biranta said...

P.S.:
(Muito atrasado) Este post foi publicado, inicialmente, truncado.
Peço desculpa!

1:11 da tarde  
Blogger Biranta said...

Claro Pedro! Eu achava que "o encontro" estava já prometido, lá mais para "o fim da festa"...

1:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger